Aumento de risco de infecções de pele e diabetes com uso de estatinas

O uso de estatinas por um período curto de três meses pode colocar os pacientes em risco de desenvolver diabetes e infecções de pele e tecidos moles (SSTIs), de acordo com um estudo publicado na edição de novembro do British Journal of Clinical Pharmacology .

Humphrey HT Ko, da Escola de Farmácia e Ciências Biomédicas da Curtin University, em Perth, Austrália, e colegas realizaram uma análise de simetria de sequência de pedidos de prescrição de medicamentos antidiabéticos, antibióticos antistilocócicos e estatinas do Departamento de Assuntos de Veteranos da Austrália de 2001 a 2011. Em intervalos de 91, 182 e 365 dias, os autores calcularam taxas de sequência ajustadas e intervalos de confiança.

Os pesquisadores descobriram que as estatinas estão associadas a um risco significativo de SSTIs (razões de sequência ajustadas foram 1,40 aos 91 dias, 1,41 aos 182 dias e 1,40 aos 365 dias; intervalo de confiança> 1). O maior risco foi encontrado para ser associado com estatinas atorvastatina e sinvastatina. Também foi observado um risco significativo para o início do diabetes (razões de sequência ajustadas foram 1,19 aos 91 dias, 1,14 aos 182 dias e 1,09 aos 365 dias; IC> 1). Novamente, verificou-se que a atorvastatina e a sinvastatina estavam ligadas ao maior risco para o aparecimento do diabetes.

“Nosso estudo apóia a hipótese de que os usuários de estatina têm risco aumentado de SSTIs e esse risco provavelmente é independente do status do diabetes ou do efeito saudável do usuário. As estatinas podem aumentar o risco de SSTI por mecanismos diretos ou indiretos”, escrevem os autores. “Parece prudente para os médicos monitorar os níveis de glicose no sangue de usuários de estatina que são predispostos ao diabetes e estar atentos aos possíveis riscos aumentados de SSTI nesses pacientes”.


https://medicalxpress.com/


Similar Posts

Topo