Vivendo em uma ilha remota com diabetes tipo 1

Eu adoro viajar desde que me lembro, então quando fui diagnosticada com diabetes tipo 1 aos 17 anos, comecei a me preocupar achando que isso acabaria com meus dias de explorar o mundo. Aquelas primeiras semanas de administração da glicose pareciam assustadoras e imprevisíveis, mas só me deixaram mais determinada a assumir o controle de minha saúde e perseguir uma vida de aventuras que sempre desejei.

Fiz minha primeira grande viagem apenas alguns meses depois de ter sido diagnosticada: minha família e eu fomos em um safári no Quênia. Nós acampamos no meio do Parque Nacional sem recursos médicos próximos. Eu me preparei demais para essa viagem como nenhuma outra – tinha reservas para minhas insulinas reservas.

Depois de administrar com sucesso meu diabetes naquela viagem, me senti confiante em buscar mais viagens e por conta própria. No meu segundo ano de faculdade, decidi passar um semestre estudando no exterior na Gold Coast da Austrália. Eu conquistei e aproveitei o meu tempo lá. Muitas pequenas viagens se seguiram e eu me senti confiante em viajar e controlar o diabetes, mas o meu próximo grande sonho de viagem não foi tão fácil.

Eu decidi que iria passar um ano ensinando em uma ilha remota. Através de um programa maravilhoso, encontrei a oportunidade de ensinar na ilha da Samoa Americana. Esta ilha é tão pequena que você pode atravessá-la toda em apenas algumas horas. Possui pequenas mercearias, uma sala de cinema e alguns restaurantes chineses ou fast food. Também é tão remota que a maior massa de terra mais próxima é um laço estreito entre a Nova Zelândia e o Havaí e até mesmo esses dois estão a seis horas de distância num voo. Antes de ficar muito animada, eu tinha que ser realista sobre como eu iria morar lá com diabetes.

A vida na Ilha

A ilha tinha cuidados médicos mínimos e me disseram que não guardavam suprimentos de insulina ou diabetes. O primeiro passo foi esclarecer essa ideia maluca com meu médico. Eu tive que fazer o compromisso de um ano com o programa, o que significa que eu não seria capaz de voltar para casa para exames ou exames de sangue com meu endocrinologista. Eu não posso dizer que ele estava emocionado, mas nós trabalhamos em um sistema em que ele poderia ver meus números através da internet. Ele preencheu uma tonelada de papel e, em seguida, foi uma vez.

O segundo passo foi descobrir uma maneira de obter minha insulina. Desde que me disseram que a ilha não armazenava insulina, decidi mandá-la para mim. O Havaí não era boa opção de destino devido às altas taxas de seguro quando transportados do continente, então tivemos que fazer mais pesquisas. Finalmente, descobrimos uma empresa chamada Express Ships e eu poderia obter minha insulina colocada em uma caixa de freezer e enviada em um navio ou avião de carga uma vez por mês. O terceiro passo foi embalar todos os meus suprimentos. Pude trazer duas malas e enchi uma inteira com agulhas, balas de glicose, lancetas, baterias de reserva, medidores – tudo! Por um ano inteiro. E então eu estava pronta para ir.

A ilha era absolutamente linda. Postal perfeito, mas ainda muito subdesenvolvida. O hospital estava cheio de bichos, com as portas abertas e funcionários maravilhosamente amigáveis, mas eles tinham muito pouco conhecimento sobre diabetes tipo 1 (DM1). Eu estava nervosa no começo, me senti muito sozinha.

Consegui adotar uma rotina saudável em meio ao estilo de vida insalubre que muitos habitantes da ilha viviam. Meus alunos iam para a aula comendo glacê de uma lata no café da manhã! Os dois ou três restaurantes da ilha ofereciam apenas fast food e havia muito pouca educação para a saúde e a boa forma. Com tão poucos recursos, eu tive que assumir a responsabilidade de permanecer no caminho certo. Conheci novos legumes que gostei entre a seleção interessante que foi oferecida ficando longe da oferta infinita de junk food.

Melhores planos

Então minhas remessas de insulina estavam vindo como planejado, chegando a cada duas semanas por um navio de carga ou voo. Eu me senti muito confortável com esse sistema até que algo assustador aconteceu. Com pouca conexão com a internet, tivemos apenas um pequeno aviso antes que um furacão acontecesse. A energia acabou, a água foi desligada e a escola foi cancelada. Cerca de quatro dias depois, cheguei ao final da minha última caneta de insulina e fiquei com medo. A ilha estava em mau estado, mas o hospital permaneceu aberto. Liguei para eles e perguntei se poderia pegar minha insulina esperando que tivesse chegado antes do furacão. Eles me disseram que o voo carregando medicamentos tinha sido cancelado. Eles não pareciam preocupados até que meu senso de urgência fosse traduzido.

Por fim, fui informada de um suprimento alternativo de frascos de insulina na ilha para uso militar e, se eu realmente precisasse, poderia ter acesso a eles. Eles fizeram parecer que era secreto. Não querendo aproveitar esta oferta do frasco de insulina (que olhando para trás, tenho certeza que teria sido bom), decidi esticar minha pequena quantidade de insulina e viver em uma dieta super baixa em carboidratos até que o dano fosse consertado e o voo restabelecido.

O abacateiro do quintal de casa havia espalhado abacates por todo o chão. Resolvi então comer estes abacates, nozes e barras de granola pelos próximos dois dias até que o voo pudesse chegar. Uma vez que recebida a notícia de que minha insulina estava na ilha, fiquei aliviada, mas a experiência realmente me assustou. A partir de então, passei a ficar super preparada. Eu sempre tive caixas de reserva e até trouxe suprimentos extras para a escola. Embora essa seja uma circunstância extrema, a lição que qualquer um pode aprender é que você nunca sabe realmente o que vai acontecer. Sempre fique preparado, até mesmo preparado demais, com seu diabetes.

Dito isto, saia e viaje porque nada pode nos deter.